quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Edição especial – Serigrafia


Vimos por este meio convidar-vos a participar numa fantástica oficina na ludobiblioteca de S. Pedro. 
Este encontro traz-nos o artista e poeta, Lucas Almeida, mas também o contacto com uma técnica do universo das artes plásticas, a Serigrafia.
A serigrafia implica um profundo conhecimento técnico para a sua boa pratica e muitos artistas recorrem a esta técnica como forma de criar múltiplos para os seus desenhos e pinturas. Estes múltiplos normalmente são feitos em pequenas series numeradas e consideradas também elas verdadeiras obras de arte no sentido em que respeitam a integridade pictórica  e técnica da imagem original em causa.

A reprodução é feita por camadas de cor que se sucedem, organizam ou sobrepõe de forma a criar os efeitos desejados. Usa-se a técnica mais conhecida por stencil para fazer a divisão das cores e a aplicar de forma individual no suporte.

A serigrafia pode ainda ser aplica em diferentes materiais tais como tecidos,  madeira, vidro, plásticos ou metais, ainda que apenas na bidimensionalidade, ou plano.



Aqui deixamos também alguns pontos de interesse relativamente a esta arte em Lisboa.




Desenho da autoria de Lucas Almeida


Sobre Lucas:
Nasceu em 1981 e desde cedo adquiriu o gosto de desenhar. Tirou um curso de artes plásticas onde teve a oportunidade de explorar várias áreas de expressão. Em 2006 ganhou um prémio do concurso jovens criadores na categoria de Banda desenhada. Desde do ano 2000 que faz a publicação anual do fanzine O Hábito faz o Monstro. Percorrendo vários caminhos desde exposições colectivas, projecções de cinema experimental em película de 16mm, desenho em tempo real durante concertos, pintura mural e em tela. Em 2009 fez um estágio em Nova Iorque na RobertBlackburn Printmaking Workshop e actualmente encontra-se a trabalhar na sua oficina de serigrafia, fazendo projectos pessoais, livros de autor e outros projectos editoriais, paralelamente com encomendas.




Esta oficina:
A Oficina vai funcionar em duas modalidades, uma para quem só pode estar presente num dos sábados e outra para quem participa nos dois sábados.

A primeira modalidade (um sábado) vamos ter já preparadas algumas imagens e figures com as quais poderão  partir de imediato para a composição e impressão.
A segunda modalidade, dois sábados, leva o processo mais longe. Aqui os participantes são convidados a fazer registos de desenho, estes desenhos vão ser passados para os que quadros de impressão no atelier do Lucas e só no segundo sábado é que se imprime.

Todos os participantes levam os seus postais para casa.


Para esta oficina deve trazer:

Além do espírito natalício e da criatividade, um avental com o qual se sinta confortável e que possa sujar e se quiser, elementos gráficos que gostasse de ver representados no seu postal para  os reproduzir ( uma espécie de pesquisa gráfica).

Sem comentários:

Enviar um comentário